INT. SALA/QUARTO QUITINETE - DIA (AMANHECER)
Uma pequena quitinete abarrotada, poucos móveis compõe o ambiente além das caixas de papelão que estão espalhadas pelo chão. Em baixo da única janela estão duas cadeiras e uma pequena mesa quadrada com um vaso vazio no centro, ao lado da porta da cozinha há um aparador de madeira e um grande espelho na parede. Um sofá-cama ocupa um dos cantos do ambiente e nele Idosa dorme. Seu despertador toca.
Idosa levanta, ela veste uma camisola de tecido leve que chega um pouco a baixo do joelho, o tom azulado do tecido flui com o prata de seus cabelos. Ela tira a roupa de cama e bate o lençol como um chicote para alisar o tecido branco e fino, que se move com leveza no ar. Idosa coloca a roupa de cama dentro de uma caixa de papelão, em seguida ela ajusta o sofá-cama para a posição inicial e afofa as almofadas.
INT. COZINHA QUITINETE - DIA
Idosa enche uma pequena chaleira com água para passar café, os itens de cozinha são uma das poucas coisas que não foram guardadas na casa. Um filtro de barro está na pia ao lado de um escorredor de louça vazio. A garrafa térmica já está montada com filtro e pó de café. Alguns vasos pequenos de plantas muito bem cuidadas estão no parapeito da janela.
INT. SALA/QUARTO QUITINETE - DIA
O apito da chaleira soa enquanto Idosa rega as plantas dispostas pelo apartamento, ela para e analisa uma samambaia murcha no canto da sala. O barulho de uma tesoura cortando algo chama sua atenção, Idosa se vira e Adolescente está cortando algumas folhas mortas de uma planta na cozinha, ela veste um roupão de seda de cor clara.


último dia - Bloco de Notas
Arquivo Editar Formatar Exibir Ajuda
acordei pouco depois das 4. tive aquele sonho. acho que hoje é o último dia.
esqueci a chaleira no fogão de novo. me distraí cuidando das plantas. a samambaia morreu, mas eu a aguei, eu escrevi: "cortei as folhas mais secas, assim ela cresce mais forte." ta no bloco título 08_03_71
me distrai com as plantas porque lembrei do verão de 08. foi quando trouxe a samambaia pra cá. não consegui lembrar de muita coisa daquela época além disso. lembro de como conseguia tudo que queria sorrindo.
o barulho da água fervendo caindo no fogão me lembrou da chaleira. e ai esqueci sobre aquele verão.
acho que entrei no mar no sonho. eu acho que entrei no mar no final e pude sentir que tinha acabado. mas eu to pronta. e calma.
INT. COZINHA QUITINETE - DIA
Idosa está com a tesoura na mão. Adolescente desliga o fogo para evitar que a água transborde. Idosa sorri para adolescente e continua a cortar mais alguns ramos secos da samambaia.
O barulho de água entrando em contato com a chama do fogão atrai a atenção de Idosa, ela se vira e percebe que o fogo ainda está acesso e que a chaleira continua a ferver a água. Idosa desliga rapidamente o fogão. Ela olha os ramos secos em sua mão e os deposita num copo com água na janela ao lado de vários outros copos com ramos secos.